segunda-feira, 27 de agosto de 2012

SEMANA DA PÁTRIA

0 comentários

Pira será acesa oficialmente no dia 1º
Outra centelha partiu de Caxias no domingo (18) para percorrer o estado


Até o dia 31 de agosto, dia da solenidade do Fogo de Conselho, o Grupo de Escoteiros Amigo Panda, localizado no Carmo Campo Clube, guardará o Fogo Simbólico da Pátria. A coordenadora da Comissão da Semana da Pátria da Secretaria do Esporte e Lazer (SMEL), Marília Lampert Fanton, diz que outra chama, acesa na Praça Dante Alighieri no domingo (18), pela primeira vez partiu de Caxias do Sul para passar pelo estado.
A chamada Corrida de Revezamento do Fogo Simbólico da Pátria é realizada pela Liga de Defesa Nacional (LDN) do Rio Grande do Sul. “A pira que fica no Grupo de Escoteiros será acesa na Praça Dante Alighieri, no dia 1º de setembro, abrindo oficialmente a Semana da Pátria”, destaca Marília.
Marília acrescenta que neste ano, o desfile de 7 de Setembro terá dois temas, um nacional e outro estadual e municipal. Serão homenageados Barão do Rio Branco e Guido Fernando Mondin, respectivamente. O primeiro personagem, José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, pelo centenário de morte, e Mondin pelos 100 anos do nascimento.
José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, nasceu no Rio de Janeiro, em 20 de abril de 1845 e faleceu em 1912. Foi advogado, diplomata, geógrafo e historiador. Patrono da diplomacia brasileira e uma das figuras mais importantes da história do Brasil, Rio Branco teve na consolidação das fronteiras brasileiras, em especial por meio de processos de arbitramento ou de negociações bilaterais, a sua maior contribuição ao país.
Ex-vice-prefeito de Caxias do Sul e ministro do Tribunal de Contas da União, Guido Fernando Mondin foi senador da República, deputado estadual e federal. Nascido em Porto Alegre, em 06 de maio de 1912, também foi deputado estadual, de 1951 e 1955, ano em que se elegeu vice-prefeito de Caxias numa coligação partidária. Mondin morreu em 20 de maio de 2000.


Ex-vice prefeito de Caxias do Sul e ministro do Tribunal de Contas da União, Guido Fernando Mondin, é um dos homenageados desta edição da Semana na Patria pelo centenário de seu nascimento em 06 de maio de 1912



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Designer Caxias

Facebook